O grupo foclórico "Os Camponeses"
Minha terra, minha terra
No centro de Portugal
Fica na beira da estrada
É a cidade de Pombal
O camponês tu bem caminhas
Num caminho sem rival
Pombal saudades minhas
És a pomba de Portugal
São as estrofes, quase que dizemos, do hino deste rancho regional da nossa comunidade, “Os Camponeses” que em festa de aniversário, o quinto, realizou uma festa nos alões do Ambiance Hall, no último sábado, dia 10 do corrente mês de Março.
Fundado em 2007 representa, etnograficamente falando, a Região Alta Província da Estremadura, das cidades de Leiria e Pombal. Oficialmente foi apresentado à nossa comunidade no dia 29 de Março de 2009 tendo como padrinhos o Rancho Folclórico da Casa das Beiras de Toronto.
Elementos da direcção a brindar a efeméride
Assim, ao longo destes anos vem actuando nas festas pelos nossos clubes e associações da Província do Ontário, é, no presente composto por 32 mebros, tendo como presidente, um jovem, o Steven Borges, vice-presidente Elisabete Regos, como directora do pelouro de festas a Husshley Gonçalves e nos cargos da tesouraria e secretariado outras duas jovens, a Lucy Pedrosa e Nancy dos Santos, respectivamente. Como se vê os destinos, por agora, deste bem conhecido Rancho Folclórico da nossa comunidade, está nas mãos da juventude que tem vindo a mostrar que são eficientes e dedicados no que concerne aos destinos duma agremiação colectiva e cultural contrariando as muitas “bocas” que se ouve constantemente que a vida associativa tem tendência a morrer por falta de envolvimento dos jovens. Este exemplo vivo do Rancho os Camponeses é a prova que nem sempre é verdade ou que é “conversa de maldizer” de muitos dos nossos conterrâneos. Eles aqui estão e com um trabalho soberbo. Um bravo para estes jovens. Que continuem. Não parem.
|
Bolo de Aniversário
Nesta noite festiva com mais de 200 pessoas foi servido jantar tendo antes da refeição ser servida todos os presentes foi cantado os “parabéns” pela “batuta” do presidente Sérgio Borges juntamente com três membros directivos, a Nancy Santos, Lucy Pedrosa e Hushley Gonçalves, saudado com uma taça de espumante e muitos “vivas”.
Finalizado o jantar foi a vez da dança animada pelo DJ All Stars que encheu o espaço para o efeito, sorteios e a actuação, como é da praxe nestas festas de folclores, do Rancho aniversariante “Os Camponeses”, na pista de dança, onde desfilou os trajes do principio do passado, do século XX, do pescador, camponês, domingueiros, ceifeira, moleira, lavadeira, tecedeira, dos morgados (os senhores das terras, ou proprietários e os casal de noivos (na ida e vinda da Igreja).
Exibição do rancho
Dado ficar quase na fronteira do Ribatejo esta parte do Alto da Estremadura tem, no cantar e bailar, bastante influência da Província do Ribatejo havendo até um amalgamento no seu reportório o que não é de estranhar pela aproximação destas regiões ao longo dos séculos.
Já actuaram em muitas cidades do Ontário (London, Hamilton, Cambridge, Ferguson e outras mais e em Fall River/Massachussets (EUA) durante as Grandes Festas do Divino e o seu golo é levar, num futuro próximo, o Rancho até a Montreal e às suas raízes, a Pombal e Leiria, para ali mostrar às suas gentes que na diáspora se comunga e vive as tradições dos seus pais e avós. Foi o que nos disseram as directoras, Lucy Pedreira e Nancy dos Santos.
Exibição do rancho
Na entrada e área de recepção deste salão estava montado um atendimento com dois elementos portugueses onde era ofertado gratuitamente vários serviços de quiropatra, massagem, reflexologia, acupuntura, homeopatia e acessemento por um especialista com consultório na cave da clínica do Dr. Daniel Wong, no coração da comunidade lusa, no 828-B da Dundas Street West, junto à Euclide Ave. Muita gente ali se concentrou e levou prémios. Até nós beneficiamos com um serviço terapeuta no valor de 300 doláres. Vamos lá a ver se temos coragem…
Muitos parabéns ao Rancho Folclórico “Os Camponeses” e continuem a disseminar os valores da nossa cultura por estas terras do Canadá e não só...
Exibição do rancho
Voltar para Eventos Sociais |